Implementação Recorde da Metodologia DRG Brasil por Meio de Integração de Dados: Um Estudo de Caso do Hospital de Cássia no Projeto Otimiza SUS

O Projeto Otimiza-SUS, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), busca revolucionar a gestão hospitalar no estado, impulsionando a qualidade e a eficiência dos serviços. Uma das peças-chave desse projeto é a metodologia DRG (Diagnosis Related Groups), que vem sendo implementada com sucesso em diversos hospitais mineiros, incluindo o Hospital de Cássia. 

O Hospital de Cássia (Instituto de São Vicente de Paulo), um dos participantes da “terceira onda” do Otimiza-SUS, enfrentou o desafio de implementar a plataforma DRG Brasil em tempo recorde para garantir sua participação no programa governamental . Com a ajuda da empresa We Innovate e sua solução Hub4Health, a equipe do hospital superou essa meta com resultados impressionantes, concluindo a integração em apenas 8 horas. 

“Com uma estratégia digna de uma ‘sala de guerra’, as equipes do Hub4Health e do Hospital de Cássia enfrentaram o desafio da interoperabilidade com a plataforma DRG Brasil,” detalha Tiago Vitorino, COO da We Innovate. “Graças ao esforço conjunto de uma equipe de integração experiente e o comprometimento excepcional dos colaboradores do cliente, alcançamos a integração em um prazo recorde que normalmente demandaria 15 dias.” 

O Hospital de Cássia, através da implementação do Hub4Health, demonstrou a força da tecnologia para otimizar processos e garantir a conformidade com o DRG. A ferramenta agiliza a codificação dos dados dos pacientes, elimina a necessidade de inserção manual e possibilita análises e relatórios mais eficientes, impulsionando a aplicação da metodologia no dia a dia da instituição. 

Depoimentos Hospital de Cássia: 

Isabella Marques, Supervisora de Codificação: “Se não tivéssemos essa ferramenta, talvez não conseguíssemos realizar a implantação em tempo hábil, pois digitar dado por dado tornaria o processo extremamente moroso. Com isso, além de facilitar a inserção, é possível realizar a leitura de todos os prontuários e focar nas propostas de melhoria e qualidade dos dados.” 

Franco Rezende, Gestor Financeiro: “Percebi que, se uma instituição estiver realizando o processo manualmente, ela não conseguirá realizar análises devida à complexidade. O custo e benefício com a ferramenta é um ponto a se destacar, tanto por questões financeiras, quanto operacionais. Obtivemos uma economia mensal em torno de 80 a 85% do custo de um profissional que iria auxiliar a Enfermeira responsável pelo DRG.” 

A implementação do Hub4Health no Hospital de Cássia demonstra o poder da tecnologia para transformar a gestão hospitalar, otimizando processos, reduzindo custos e garantindo a qualidade do atendimento. Essa experiência serve como exemplo para outros hospitais que buscam se beneficiar da metodologia DRG e do Projeto Otimiza-SUS

Para saber mais sobre como o Hub4Health pode ajudar sua instituição a otimizar seus processos, entre em contato com a We Innovate para uma avaliação personalizada. 

 

Conheça os serviços da We Innovate!

Please follow and like us:

1 comentário em “Implementação Recorde da Metodologia DRG Brasil por Meio de Integração de Dados: Um Estudo de Caso do Hospital de Cássia no Projeto Otimiza SUS”

  1. Pingback: Codificação na Saúde: Otimização do Hospital Libânio com DRG e Codifica+ - We Innovate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *